Diário Goianiense - O portal de notícias de Luziânia e Goiás!

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025

Política

Atento aos extremos climáticos, Rondônia aplica monitoramento geoespacial e destaca-se na Amazônia

Sob a liderança do governador Marcos Rocha (União), Rondônia tem se consolidado como referência nacional na proteção ambiental. O estado enfrenta desafios expressivos, com mais de 55% de seu território coberto por florestas e extensas áreas legalmente protegidas. Abrangendo dois importantes biomas, a Floresta Amazônica e o Cerrado, o governo estadual vem adotando estratégias inovadoras, […]

Redação
Por Redação
Atento aos extremos climáticos, Rondônia aplica monitoramento geoespacial e destaca-se na Amazônia
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Sob a liderança do governador Marcos Rocha (União), Rondônia tem se consolidado como referência nacional na proteção ambiental. O estado enfrenta desafios expressivos, com mais de 55% de seu território coberto por florestas e extensas áreas legalmente protegidas. Abrangendo dois importantes biomas, a Floresta Amazônica e o Cerrado, o governo estadual vem adotando estratégias inovadoras, investimentos contínuos e forte atuação integrada para preservar seus recursos naturais.

Com foco na eficiência e na prevenção, Rondônia implementou um robusto sistema de monitoramento geoespacial, que tem sido essencial no combate ao desmatamento e na fiscalização ambiental.

 “Com a tecnologia ajudando nossas equipes, os olhos do Estado estão por toda parte, para agir de forma rápida, precisa e inteligente na proteção do meio ambiente e na segurança da população”, destacou o governador.

Publicidade

Leia Também:

Essa abordagem estratégica já apresenta resultados concretos. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), Rondônia lidera a redução do desmatamento na Amazônia, com queda de 69,5% entre agosto de 2023 e março de 2024, e de 43,3% entre agosto de 2024 e março de 2025.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, reforça que os resultados positivos são fruto de uma política pública sólida e em constante evolução. 

“Rondônia se prepara de forma reforçada para a estiagem de 2025, com um posicionamento ainda mais estratégico e tecnológico. O acompanhamento integrado do cenário ambiental tem sido essencial para a prevenção e mitigação de impactos”, afirmou.

*Com informações: Governo do Estado de Rondônia.

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação União Brasil
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )