O prefeito Diego Sorgatto parece ter levado a sério o termo “corrida eleitoral”. O candidato à reeleição pelo União Brasil afirma em seus discursos que está “com o pé no acelerador”. Isso porque sua coligação “Pra Luziânia Continuar Crescendo” é a que conta com o maior número de partidos (ao todo são 10 legendas aliadas) e que lançou mais de 200 candidatos a vereador.
Para além disso, Sorgatto conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do vice Daniel Vilela e dos deputados por Luziânia, Célio Silveira e Wilde Cambão. A convenção que definiu seu nome como candidato à reeleição ocorrida no último dia 4 mostrou sua força política, com a presença de inúmeras lideranças políticas e com a presença de mais de 10 mil pessoas — a maior reunião política já realizada em Luziânia. Como as campanhas eleitorais são apenas de 45 dias, é possível afirmar que Sorgatto largou na “pole position” em relação aos adversários.
Por outro lado, as campanhas da oposição, de Ana Lúcia (PSDB) e Waltinho do PL, estão encontrando dificuldades internas, perdas de apoios políticos e até desistências de partidos que estavam aliados antes das convenções.
A campanha tucana da vice-prefeita perdeu o apoio do suplente de deputado estadual, Eliel Júnior, e de seu partido, o Solidariedade. Com o rompimento, Ana conta com apenas dois partidos em sua coligação, o Cidadania e o Podemos. Outro desgaste recente foi a saída do presidente do PSDB de Luziânia por não concordar com os rumos tomados pela campanha tucana no município.
O caso do candidato Waltinho do PL é ainda pior. A campanha não conseguiu fazer coligação com nenhum partido e vai disputar a eleição sozinho. Pessoas próximas afirmam que existe até dificuldade para lançar candidatos a vereador. “Alguns querem desistir”, afirmou uma pessoa da campanha do vereador.
Na última pesquisa de intenção de votos contratada pela TV Atual Record News e registrada no TSE sob o n.º GO-01401/2024, os dois candidatos da oposição aparecem quase empatados tecnicamente, Ela com 13,2% e ele com 8,3%. Sorgatto lidera com 55,2% das intenções de votos.
Comentários: