O tradicional Circuito das Cavalhadas 2025 terá início em Luziânia no dia 31 de maio, conforme anunciado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), nesta quarta-feira (21/5). A programação segue até 14 de setembro, com encerramento em Silvânia. Ao todo, 15 municípios participam do circuito, que é totalmente gratuito.
Luziânia se destaca não só por sediar a abertura, mas também por sua importância histórica e cultural. Segundo a secretária de Cultura, Yara Nunes, o objetivo do governo é nacionalizar o festejo e fomentar o turismo, a economia e a cultura das cidades envolvidas, valorizando o patrimônio imaterial goiano representado pelas Cavalhadas.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), comemorou a escolha da cidade como ponto de partida da festividade:
“É uma honra para Luziânia dar início a uma das manifestações culturais mais importantes de Goiás. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber os visitantes e valorizar a nossa história e tradições,” afirmou.
O investimento estadual para o evento é de R$ 4 milhões, destinados a apoiar prefeituras e associações com estrutura, sinalização, figurinos, arquibancadas, divulgação e segurança. Desde 2019, mais de R$ 15 milhões já foram aplicados no fortalecimento dessa tradição.
As Cavalhadas são encenações das batalhas entre cristãos e mouros, que marcaram os séculos IX a XV. Com 12 cavaleiros de cada lado, os combates simbólicos e coreografados culminam com a vitória dos cristãos, que convertem os mouros ao cristianismo. Em algumas cidades, a festa é enriquecida com a participação dos irreverentes Mascarados, que percorrem as ruas promovendo alegria e interação com o público.
Comentários: